quarta-feira, 13 de abril de 2011

CHÁ DE MARACUJÁ

1 e meio litro de aguá fervente.
1 canela em pau.
5 cravos.
ferver por 10 minutos.
1 maracujá inteiro dividido em 8 partes.
1 maçã.
ferver por mais 5 minutos

RECEITA DE CALDO DE GALINHA

5 LITROS DE ÁGUA FERVENTE.
1 GALINHA DE  2 KG OU 3 KG + 1 KG DE PÉ DE GALINHA.
2 CEBOLAS GRANDES.
10 CRAVOS.
1 CENOURA.
1 TOMATE.
5 FOLHAS DE LOURO, ESTRAGÃO E TOMILHO.
1 PIMENTA DEDO DE MOÇA.
FERVER POR 2 HORAS DEPOIS ACRESCENTAR:
3 TALOS DE SALSÃO.
1 ALHO PORÓ.
1 MAÇÃ DIVIDIDA EM 8 PARTES.
1 COLHER DE CHÁ VERDE.
4 RODELAS DE GENGIBRE.
FERVER POR 2 HORAS
COAR E ESPREMER AINDA QUENTE.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Estudos acupuntura e gravidez? Necessário mais estudos?




Fonte: Folha.com

“A acupuntura me ajudou a engravidar”, diz Mariah Carey
Depois de sofrer um aborto espontâneo logo após se casar, em abril de 2008, a cantora Mariah Carey anunciou, no final da semana passada, sua tão aguardada gravidez.
Em entrevista à publicação “Us Weekly”, a cantora disse que ela e o marido nunca desistiram do sonho de se tornarem pais.
Embora negue informações de que fez fertilização in vitro, Carey disse que começou a tomar a progesterona, um hormônio que é muitas vezes prescrito para aumentar a fertilidade e ajuda a manter a gravidez em mulheres suscetíveis ao aborto.
O marido também afirmou que a cantora iniciou sessões de acupuntura uma vez por dia, por todo o corpo, e disse à revista: “Eu acho que ajudou muito porque era um ótimo calmante”.
O casal afirmou que a pressão da gravidez ficou tão grande que as sessões diárias de acupuntura foram tão importantes como o tratamento hormonal. “Os hormônios por si só não me fariam engravidar.O relaxamento foi fundamental”, terminou a cantora.
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/825000-a-acupuntura-me-ajudou-a-engravidar-diz-mariah-carey.shtml

ACUPUNTURA NO TRABALHO DE PARTO

 

 Respostas para as perguntas da paciente VANDERLÉIA


Como ocorre o parto com a acupuntura?

            Para induzir o parto, deve-se assegurar que a gestante não apresenta riscos como o uso de anticoagulantes e doenças infecciosas, os pontos de acupuntura são situados nos membros, braços e pernas, região sacral e umbigo (moxa).
            O paciente quando entra em pródromos (início) do trabalho de parto, vai ao consultório do acupunturista, que pode estimular por eletro acupuntura, estimulação manual e moxa, os pontos de acupuntura. No trabalho de parto o acupunturista acompanha a gestante estimulando alguns pontos e direcionando o trabalho de parto: período expulsivo e eliminação da placenta.

É comum? Por quê?

            É um processo que começa á engatinhar no Brasil. Existe uma corrente de mães atrás do parto natural, mas o numero ainda é muito restrito.

A acupuntura age em benefício da mulher durante o trabalho de parto? Por quê? Como?

            A acupuntura é uma importante ferramenta que antevêem a gestação, muitas mulheres com problemas de fertilização, procuram as clínicas de acupuntura para ajudar no tratamento. Um estudo realizado na Suécia e Alemanha, descreve um aumento de 15 a 20% nos casos de fertilização. Uma vez conseguindo a gestação as mães continuam o tratamento com a acupuntura para melhorar o padrão energético, sanguíneo, emocional, nos períodos antes, durante e depois do parto.

Pode evitar um quadro depressivo?

            A depressão no pós parto ocorre em parte devido uma imensa mudança hormonal associada a causas psicossociais envolvidas. O tratamento é multidisciplinar. Do ponto de vista energético (acupuntura) deve-se cuidar especialmente do sono e da alimentação, resguardar. Uma vez instalado a depressão o apoio psicológico e até medicamentoso, antidepressivo, faz-se necessário. A acupuntura entra tratando os sintomas como: irritabilidade, ansiedade, insônia, agitação e a deficiência energética e de sangue.

Para os interessados no assunto, o livro o domínio do Yin: da fertilidade à maternidade, na Medicina Tradicional Chinesa. Ed. Roca, Dra. Helena Campiglia, é boa fonte para aprofundar no assunto.

VISÃO

O SPA Medpraxis, um novo conceito de SPA multidisciplinar, acredita que todas as pessoas são potencialmente belas, pois a beleza é algo que vem de dentro pra fora. Aflorar o que há de melhor em cada pessoa, oferecendo serviços personalizados que cuidarão do corpo, mente e espírito de seus pacientes. O diferencial do Spa Medpraxis está no oferecimento do máximo de conforto e tranqüilidade, aliado a um tratamento eficiente e personalizado