segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Beleza dos 8 anos aos 80 anos.

A beleza da pele, cabelo e unhas.

Estar belo é reflexo de um bom funcionamento corporal. A saúde reflete nos cabelos, unhas e pele. È comum mulheres grávidas desenvolverem cloasmas (manchas de pele). Mulheres no climatério desenvolverem perda capilar e Alopecia (calvície); mulheres maduras quebrarem as unhas com facilidades. Independente da idade podemos fortalecer nosso corpo para que dos 8 aos 80 anos tenhamos uma aparência que reflita saúde.
Talvez o grande desafio seja estabelecer um elo entre longevidade, bem estar físico e mental ao longo de toda uma vida.
O envelhecer é inato ao se humano. Como promover saúde e beleza nas diferentes fases da vida, respeitando as mudanças fisiológicas do envelhecer?

Fatores determinantes na beleza ao longo da vida.

1- Hereditariedade - olhe para seus pais e avós e saiba o que o futuro lhe reserva. Muitas patopologias têm fundo genético e o estilo de vida e determinante para a geração de saúde ou doença.
2- Nutrição e dietética- é fator mais importante e difícil de estabelecer em longo prazo. Uma dieta 20 a 50% das necessidades calóricas diárias é o único fator que retarda o envelhecimento comprovado cientificamente. Como diz o ditado:
“Café da manha como rei, almoço como príncipe e jantar como um mendigo.”
3- Exercícios físicos: Musculação, exercícios isométricos (yoga, tai chi, pilates) diários, mantém a forma jovial do corpo, a massa muscular, e evita perdas ósseas.
Exercícios aeróbicos: 2 – 3 vezes por semana fazem um trabalho cardíaco, oxigena o corpo e a mente, melhorando e tratando a ansiedade, depressão, insônia, etc.
4- Cuidados com o corpo- Massagens, auto-massagem, exercícios respiratórios, autoconhecimento e meditação ajudam a controlar as emoções garantindo qualidade de vida.

Cuidados no pré e no pós – operatório pela MTC.
(Medicina Tradicional Chinesa).
Muitos pacientes aparentemente normais submetidos a cirurgias tais como as de obesidade, cirurgias plásticas, cirurgias do tubo gastrointestinal, desenvolvem complicações difíceis de prevenir e tratar. Deiscência de sutura (abertura da ferida operatória) fistula (comunicação entre dois órgãos, por exemplo: fistula entre a bexiga e o reto) e seromas( eliminação excessiva de secreção pela ferida operatória)podem ainda, infectar levando ao aumento da permanência hospitalar causando complicações mais graves, inclusive levando ao óbito.
Do ponto de vista da MTC (Medicina TRADICIONAL CHINESA), estas complicações estão ligadas a uma deficiência nutricional e energética. Estes pacientes desenvolvem complicações de pacientes desnutridos.
Para evitar estas complicações, e fortalecer o sistema imunológico precisamos fortalecer nosso yang (calor) e Wei Qi (energia de defesa).


Como fortalecer energeticamente o seu corpo
1- Evitar comer alimentos frios, gelados e crus à noite.
Comer sopas, caldos , grelhados e chás.
Os alimentos frios e crus são de difícil digestão à noite. Os alimentos quentes são de fácil digestão mantendo um bom padrão energético.
2- Evite tomar leite e derivados à noite.
Objetivo: evita a formação de muco e umidade no corpo facilitando um bom restabelecimento no pós-operatório.
3- Coma o mínimo necessário após as 19 horas. O alimento fica tubo gastrointestinal levando a disfunção do mesmo. Tome caldos, sopas ou chás. “café da manha coma como um rei, almoço como um príncipe e jantar como um mendigo”.